Tema 1 – Educação

Desde setembro estou fazendo um curso chamado Escola de Aprendizes do Evangelho, cujo objetivo é aprofundar os ensinamentos de Jesus pelo ponto de vista espírita, que não é tão diferente de outras religiões cristãs.

Além disso outro objetivo da escola é a reforma íntima. A reflexão é fundamental para ganharmos entendimento dos nossos defeitos e qualidade e buscar ser uma pessoa melhor.

Me livrei de certos preconceitos e fui conhecer o espiritismo por curiosidade. Fiquei impressionado de como diversos pontos de vista da doutrina combinavam comigo e então resolvi fazer o curso para aprender mais.

Uma das atividades do curso é o caderno de temas, que consiste em temas periódicos para a reflexão. Decidi então dividir essas reflexões aqui no blog também. Convido quem quiser também escrever uma reflexão sobre o tema. Vamos lá então…

Tema 01: “Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro. Demonstre a sua”.

É fácil amar quem nos ama. Assim também é fácil para mim conviver com quem é gentil, educado, simpático. Trato bem e com educação as pessoas nas diversas situações.

Mas quando alguém me trata de maneira agressiva preciso me esforçar muito para manter a calma e o controle. Muitas vezes respondo uma grosseria com outra, como que se quem gritasse por último gritasse melhor.

A vontade de me defender com atitudes negativas é quase que natural e instintiva, porém tenho a consciência que a paciência e a humildade são fundamentais para manter a educação e a convivência com as pessoas, apesar de que nem sempre é fácil usar tais virtudes.

3 pensamentos sobre “Tema 1 – Educação

  1. o espiritismo sempre me deu as respostas q eu precisava…
    além da tolerância e respeito ao próximo, independente de qualquer coisa: religião, cultura, cor e opinião.

      • né?
        e, pra mim, é a única q respeita todas as outras religiões.
        você não vê espírita ou adepto do espiritismo falando mal de alguém ou de outra religião, você até o vê criticando exageros, mas respeitando crenças. diferente de muita gente por aí q diz q espiritismo é macumba e pronto.

Deixe um comentário...

